quarta-feira, 23 de junho de 2010

Globo confirma que Dunga vetou entrevistas

Em nota enviada na noite de terça-feira (madrugada na África do Sul), a Rede Globo confirmou o teor de reportagem publicada pela manhã, na qual o UOL Esporte mostrou que o motivo da discussão de Dunga com o jornalista Alex Escobar, no domingo, foi o veto do técnico a entrevistas com jogadores da seleção, combinadas previamente.

A nota reconhece que as entrevistas foram vetadas, mas evita dizer o que todos sabem, que o autor do veto foi Dunga. “Os jogadores não foram liberados para dar as entrevistas. Alex Escobar faria as entrevistas e a ausência dos jogadores era o que ele estava comunicando ao telefone, quando chegava à coletiva de Dunga”, diz o texto assinado pela Central Globo de Comunicação.

A emissora afirma ainda que “não houve, em nenhum momento, qualquer combinação de entrevista exclusiva por parte da Rede Globo.” O UOL Esporte sustenta a informação publicada. O esforço para conseguir estas entrevistas logo depois da partida contra a Costa do Marfim mobilizou intenso lobby, incluindo um pedido a Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no esforço de convencer Dunga. Sem sucesso. A nota da Globo não cita Ricardo Teixeira.

Hostilizada abertamente por Dunga, que cortou os privilégios que a emissora sempre teve, a Rede Globo enfrenta um dilema na África do Sul: como reagir ao técnico sem passar a impressão que está torcendo contra a seleção brasileira?
Com cerca de 300 profissionais no país, dona dos direitos de transmissão da Copa para o Brasil, a emissora está sendo tratada a pão e água, como os demais veículos de mídia, na cobertura da seleção brasileira. Em outras Copas, com outros treinadores, a Globo conseguia entrevistas e imagens exclusivas, entrava no ônibus dos jogadores, levava atletas para os seus estúdios, entre outros feitos.

Pelo menos duas reuniões da cúpula da Globo com dirigentes da CBF já ocorreram na África do Sul para discutir aspectos do trabalho. Mais alta autoridade do jornalismo global, incluindo a área de esportes, Carlos Henrique Schroder está acompanhando a Copa de perto, daqui da África do Sul.

O fato de a emissora pagar à Fifa pelo direito de fazer entrevistas pós-jogo não garante a ela a entrevista propriamente dita – os jogadores precisam ser autorizados a falar. Foi exatamente o que não ocorreu depois da partida de domingo, com a Costa do Marfim, desencadeando nova crise no relacionamento entre a Globo e o técnico da seleção.
Ao reconhecer na nota a razão do incidente, que levou Dunga a xingar Alex Escobar durante a coletiva obrigatória pós-jogo, a emissora corrige uma omissão. No domingo à noite, o apresentador Tadeu Schmidt leu um “editorial” com críticas ao técnico da seleção, mas não explicou o que estava por trás do comportamento – reprovável – de Dunga: “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”.
Revelada pelo UOL Esporte uma pequena parte do teor da conversa de Alex Escobar com Tadeu Schmidt, entende-se melhor o que aconteceu naquele domingo: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário